Como encarar os problemas da vida?

As pessoas são diferentes umas das outras, umas são mais otimistas, outras nem tanto. E o que fez com que as pessoas encarem a realidade de tal maneira? A resposta para essa questão é: crença. As crenças são obtidas pelas experiências que vivenciamos, mais especificamente por tudo aquilo que vemos, ouvimos e/ou sentimos.
As crenças são como “lentes”, elas têm o poder de influenciar nossa interpretação da realidade. Elas podem nos impulsionar (crenças fortalecedoras) ou podem nos limitar (crenças limitantes).
A percepção da realidade, bem como toda a interpretação é afetada por essas crenças.

Um bom exemplo que podemos analisar é a história sobre o duelo entre Davi e Golias, eu convido você a refletir comigo: Davi, um jovem pequenino tinha pelo menos duas escolhas de interpretação da realidade a sua frente que, diga-se de passagem, é neutra, nem boa nem ruim, apenas é, o pequeno Davi poderia olhar para o gigante Golias e antes de atirar a pedra pensar – Nossa ele é muito grande, não tem como vencê-lo!(crença limitante atuando) – ou poderia pensar - Nossa ele é muito grande, não tem como errar! (crença fortalecedora atuando).
Perceberam a influencia das crenças no modo como a pessoa percebe a realidade e age em decorrência disso?
O caminho para resolver problemas e encontrar soluções passa pelo autoconhecimento e a certeza de que, pode não parecer, mas sempre existe algo de positivo nas situações do nosso cotidiano.
Ao invés de se colocar na posição de vítima, agradeça pela oportunidade de aprendizado.
Gostou da reflexão? Então curta e compartilhe. Um forte abraço.
Thiago Pontes – Filósofo e Coach.
 Presidente do GTP Coaching.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ SABE QUAL A PERGUNTA QUE TODO VENDEDOR DEVERIA SE FAZER?