Como agir diante das pressões no dia-a-dia?
A vida é feita de fatos neutros, aos quais podemos dar o nome de eventos, eles não são nem bons nem ruins por essência, apenas são, apenas ocorrem em nossas vidas. Cabe a nós interpretá-los da melhor maneira possível.
A filosofia ocidental tem uma linha de estudos chamada de Hermenêutica que se ocupa justamente da interpretação de situações. Dito isso, cabe a cada um de nós interpretarmos o evento em si como sendo algo bom ou ruim. É extremamente válido ressaltar que nós só temos controle sob nossas vidas, e não sob a vida dos outros ou os eventos que nos acometem.
Uma pessoa que é vítima provavelmente vai levar o evento para o lado pessoal, vai chorar, vai atrair a culpa, ou culpar a tudo e a todos, vai se despedaçar emocionalmente.
Uma pessoa que é o herói da sua trilha, um protagonista, líder, vai interpretar justamente da maneira oposta, assumindo a responsabilidade, elaborando estratégias para contornar a situação, utilizando de sua habilidade de resiliência e mantendo o equilíbrio frente o desafio, entre outras atitudes. Isso mesmo, atitude! Um protagonista age, uma vítima fica estagnada!
Como você quer interpretar o próximo evento que se colocar a sua frente? O que você pode aprender com isso? Como ser produtivo em relação a ele?
Fez sentido para você essa reflexão? Espero verdadeiramente que sim, se gostou curta e compartilhe. Um forte abraço.
Thiago Pontes, Filósofo e Coach de Desenvolvimento Humano
Criador do Seminário: A Trilha do Herói.
Presidente do GTP Coaching.
Comentários
Postar um comentário