Como gerenciar meu salário e evitar dívidas?
Este é um tema muito recorrente no Coaching, vamos analisá-lo.
O processo de Coaching trabalha basicamente com estado atual e estado desejado. Você pode estar se perguntando: o que é isso? Ou como isso tem a ver com minhas finanças?
Bem, estado atual diz respeito a sua realidade de vida em que se encontra atualmente, e em nosso caso, o quanto de dinheiro você recebe de salário, quanto você gasta e quanto sobra?
Estado desejado esta ligado ao futuro, propósitos, objetivos, metas e afins.
Além disso, um bom coach investiga as crenças e valores do cliente que o levam a ter essa má administração do seu salário. Será que seus pais diziam que dinheiro é sujo, não presta, quem tem não vai para o céu, ganhar dinheiro é difícil, só filho de pai rico é que fica rico? Pois se fez sentido pra você qualquer uma dessas frases é muito provável que você tenha dificuldades em gerenciar seu salário.
O contrário também é verdadeiro e funciona, ouvir coisas positivas a respeito do dinheiro contribui e muito para você ser um bom administrador de suas finanças.
Outro ponto que soa como negativo é a necessidade de comprar o que não precisa, ou para se satisfazer, ou para mostrar para os outros, sensação de poder e afins. Tudo isso são aspectos que comprometem a sua capacidade de poupar um valor.
Os bancos estão cada vez mais ricos por terem clientes que vivem enfiados em limites de cheque especial, crédito especial entre outras dívidas.
A minha dica é: anote quanto você ganha e todos os gastos, até aquela bala que você comprou e que custou centavos apenas. Gerencie a suas financias individuais e se for o caso incentive os demais membros da sua família a fazerem o mesmo.
Busque alternativas para economizar, busque e encontrará!
Busque meios de captar mais recursos: fazer hora extra, trabalhos de fins de semana, tudo de acordo com seu estado atual de endividamento e seu objetivo a curto, médio e longo prazo.
Tenha um objetivo, algo grandioso a destinar suas economias e seu empenho e a partir disso, estipule metas mensais, quanto de dinheiro você que guardar por mês?
Se for o caso busque tipos de investimentos mais rentáveis que a poupança, busque alguém especializado nisso, ou busque você mesmo aprender.
Assumindo a responsabilidade por seus gastos, conhecendo seu estado atual e tendo um bom objetivo que lhe norteie e lhe motive certamente você conquistará seu sucesso financeiro, mesmo que dando um passo de cada vez.
Gostou da dica, curta e compartilhe um forte abraço.
Thiago Pontes, filósofo e coach.
Criador do seminário: A Trilha do Herói.
Presidente do GTP Coaching.
Comentários
Postar um comentário